Apresentação da Rede

A Rede

logo.png

A Rede de Bibliotecas de Melgaço (RBMelgaço) nasceu da vontade de reunir saberes para partilhar experiências, divulgar actividades e disponibilizar serviços, tendo em vista a promoção da leitura e o desenvolvimento cultural do concelho. É o resultado de uma colaboração que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos, num trabalho articulado entre todas as instituições nela envolvida.

A rede tem uma índole concelhia, define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o desenvolvimento da ligação das mesmas e optimizando actividades e recursos através de uma parceria efectiva.

A RBMelgaço pretende aproximar população e bibliotecas, facilitando o acesso presencial e virtual à informação abrindo, assim, as suas portas a todos os que queiram sentir o sabor dos saberes.

 

Missão

A missão desta rede de bibliotecas é promover o desenvolvimento de projectos/actividades concertadas mediante uma estratégia de rentabilização e de partilha de recursos e de trabalho colaborativo entre as diferentes instituições.

 

Objetivos

No cumprimento da sua missão a rede de bibliotecas tem como desafio a construção de uma plataforma interativa digital que possa disponibilizar serviços de proximidade em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem. Dos objetivos a que nos propomos salientamos:

  • Criação de um Portal, que funcione como plataforma interactiva, que efective o acesso à informação em diversos suportes e estimule a produção e difusão das ações desenvolvidas colaborativamente, estimulando a partilha e a cooperação.
  • Enriquecimento do Catálogo Coletivo e sua disponibilização online, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e simultaneamente uma gestão integrada da colecção ao nível concelhio;
  • Fomento de uma política coordenada de aquisições que visem a optimização de recursos, o incentivo ao empréstimo interbibliotecário e a dinamização de acções que promovam a literacia da informação e incentivem a leitura e a escrita criativa.
  • Partilha, valorização e actualização do património documental existente no concelho assim como a implementação de projectos de animação de leitura e de desenvolvimento das diferentes literacias.

 

Parceiros

Documentos